Processo de Gerenciamento da Capacidade e Disponibilidade de TIC
Base Legal
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Portaria (Presidência) Nº 1088/2021 - PJPI/TJPI/SECPRE, de 05 de maio de 2021
Dispõe sobre a instituição do Processo de Gerenciamento da Capacidade e Disponibilidade de TIC no Âmbito do Poder Judiciário do Estado do Piauí.
O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PIAUÍ, no uso de suas atribuições legais e regimentais;
CONSIDERANDO a Resolução nº 370, de 28 de janeiro de 2021, do Conselho Nacional de Justiça, que institui a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTICJUD);
CONSIDERANDO a Tecnologia de Informação (TIC) como ferramenta indispensável à realização as funções institucionais do TJPI e como instrumento para viabilizar soluções que conduzam ao alcance dos objetivos estratégicos do Tribunal;
CONSIDERANDO o disposto nos itens 6.2.a, 6.2.b, 6.2.c, 6.2.d, 6.2.e e 6.2.f, do Levantamento iGovTIC-Jud-2020 do CNJ, referente à formalização e cumprimento do processo de Gerenciamento da Central de Serviços TIC;
CONSIDERANDO as recomendações das boas práticas de gerenciamento de serviços de TIC, tais como a ABNT ISSO/IEC 20.000, COBIT 5.0 e ITIL 2011;
R E S O L V E:
Art. 1º Instituir o Processo de Gerenciamento de Capacidade e Disponibilidade da Infraestrutura de TIC do Poder Judiciário do Estado do Piauí, conforme Anexo Único desta portaria.
Art. 2º Os casos omissos serão resolvidos pelo Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.
Art. 3º Esta portaria entra em vigor na data da sua publicação.
REGISTRE-SE, PUBLIQUE-SE e CUMPRA-SE.
GABINETE DA PRESIDÊNCIA DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PIAUÍ, em Teresina, 5 de maio de 2021.
ANEXO ÚNICO
PROCESSO DE GERENCIAMENTO DA CAPACIDADE E DISPONIBILIDADE DE TIC
1. DEFINIÇÃO
Este processo é responsável por direcionar o gerenciamento da capacidade e disponibilidade dos recursos de infraestrutura de TIC, conforme Plano de Gerenciamento da Capacidade e Disponibilidade dos recursos. Estabelece ainda que toda requisição de consumo de recursos de infraestrutura de TIC deverá ser solicitada por meio do Sistema de Gerenciamento de Serviços.
2. ESCOPO
É aplicável a todas as requisições de consumo de recursos de infraestrutura de TIC oferecidos pela STIC (Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação).
3. DEFINIÇÕES
Chamado: Solicitação de serviço de TIC (demanda de TIC) registrada no Sistema de Gerenciamento de Serviços (SGS) por um solicitante ou pela Central de Serviços durante o atendimento de uma chamada telefônica.
Cliente/Usuário: Qualquer solicitante de serviços de TIC, interno ou externo ao TJPI.
Demanda: Qualquer solicitação de serviços e soluções de TIC.
Projeto: Projeto é um esforço temporário, planejado, executado e controlado para entregar produtos, serviços ou resultados. Desenvolvido por etapas, com recursos limitados.
Requisição de Serviço: Tipo de demanda de TIC caracterizada por ser uma prestação de serviço padrão e que não decorre de interrupção ou degradação da sua qualidade. Esse tipo de demanda é gerenciado pela Central de Serviços por meio do Processo de Cumprimento de Requisição.
Requisição de Serviço de Infraestrutura de TIC: Tipo de demanda de TIC caracterizada por ser uma prestação de serviço técnica, que pode decorrer da necessidade de se criar/desativar recursos conforme necessidade e demanda, gerenciar capacidade e disponibilidade de infraestrutura baseada em eventos monitoráveis.
Serviço de TIC: Serviço fornecido por um provedor de serviço de TIC. Um serviço de TIC é composto de uma combinação de tecnologia da informação, pessoas e processos. Um serviço de TIC voltado para o cliente suporta diretamente os processos de negócio de um ou mais clientes e convém que as suas metas de nível de serviço sejam definidas em um acordo de nível de serviço.
Sistema de Gerenciamento de Serviços (SGS): ferramenta de gestão dos serviços de TIC.
4. OBJETIVO
-Assegurar que a infraestrutura esteja funcionando dentro de suas capacidades planejadas;
-Assegurar que a infraestrutura esteja disponível conforme planejado;
-Assegurar os ativos de infraestrutura de TIC estejam sempre dentro dos sistemas de monitoramento;
-Assegurar que toda requisição por criação/modificação dos serviços de infraestrutura de TIC sejam desenvolvidas mediante uma requisição permitindo um melhor controle de todas as atividades;
-Assegurar que recursos ociosos ou subutilizados, sejam redimensionados de acordo com sua necessidade, garantindo melhor eficiência do uso dos recursos de infraestrutura de TIC;
-Assegurar que sempre que não for possível mais garantir a capacidade e a disponibilidade dos recursos de infraestrutura de TIC, a equipe responsável possa realocar ou redimensionar recursos, bem como solicitar novos recursos de infraestrutura de TIC.
4. DESCRIÇÃO DO PROCESSO
4.1 ENTRADA
A entrada desse processo é o chamado (ticket) registrado no Sistema de Gerenciamento de Serviços, por meio do processo de Requisição de Recurso de Infraestrutura de TIC.
4.2 SAÍDA
A saída deste processo é o chamado devidamente registrado, com todas informações necessárias para o analista responsável pelo recurso de infraestrutura de TIC atender à solicitação, ou chamado com informações de eventos de monitoramento em desacordo com o Plano de Capacidade e Disponibilidade dos Recursos de TIC, ou ainda, um encaminhamento de informações para o Processo de Gerenciamento de Demandas. O encaminhamento para o Processo de Gerenciamento de Demandas tem como objetivo, transformar a requisição em um projeto de aquisição de recurso de infraestrutura, que deverá ser incluído na priorização, orçamento e criação da documentação relativa a projeto de aquisição de infraestrutura.
4.3 VÍNCULOS COM PROCESSOS IMPLANTADOS OU PREVISTOS PARA IMPLANTAÇÃO NO TJPI
-Processo de Gerenciamento de Demandas;
-Modelo de Gerenciamento de Projetos;
-Metodologia de Desenvolvimento e Sustentação de Software.
4.4 FLUXOS DO PROCESSO
4.4.1 FLUXO DE GERENCIAMENTO DA CAPACIDADE E DISPONIBILIDADE DE INFRAESTRUTURA DE TIC
4.4.2 TABELA RACI DO GERENCIAMENTO DE CAPACIDADE E DISPONIBILIDADE DOS RECURSOS DE INFRAESTRUTURA DE TIC
| Atividade/Funções | Coordenação de Infraestrutura | Secretaria de TIC |
1 | Analisar solicitação e verificar a capacidade atual | R/A | - |
2 | Implementar solicitação | R/A | - |
3 | Implementar modificações no sistema de Monitoramento | R/A | - |
4 | Comunicar as informações do serviço ao solicitante | R/A | - |
5 | Verificar recursos ociosos ou subutilizados | R/A | - |
6 | Coletar informações | R/A | - |
7 | Registrar chamado de Demanda | R/A | - |
8 | Registrar Requisição de Serviço de Infraestrutura de TIC | R/A | - |
9 | Analisa e Encaminha para Aquisição | - | R/A |
Legenda tabela RACI:
- R: Responsável por executar uma atividade (o executor);
- A: Autoridade, quem deve responder pela atividade, o dono (apenas uma autoridade pode ser atribuída por atividade);
- C: Consultado, quem deve ser consultado e participar da decisão ou atividade no momento que for executada;
- I: Informado, quem deve receber a informação de que uma atividade foi executada.
4.4.3 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
Atividade: | 1. Analisar solicitação e verificar capacidade atual |
Entradas |
|
Procedimento | 1.1 Analisar a completude das seguintes informações: 1.1.1 Capacidade necessária; 1.1.2 Disponibilidade necessária; 1.1.3 Requisitos de segurança se houver; 1.1.4 Requisitos de continuidade se houver 1.2 Verificar a disponibilidade de recurso de infraestrutura de tic de acordo com os requisitos solicitados; 1.3Informar sobre a possibilidade de atender a demanda. |
Saídas |
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Atividade: | 2. Implementar solicitação |
Entradas |
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Procedimento | 2.1 Implementação da solicitação na infraestrutura de TIC; 2.2 Informar no Ticket sobre a conclusão das atividades, com todas informações sobre o recurso criado, salvo em caso de dados sensíveis a segurança. |
Saídas |
|
Atividade: | 3. Implementar modificações no sistema de Monitoramento |
Entradas |
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Procedimento | 3.1 Inclusão do serviço no sistema de monitoramento adequado. 3.2 Informar no Ticket sobre a inclusão do serviço no sistema de monitoramento, bem como os dados para monitoramento. |
Saídas |
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Atividade: | 4. Comunicar as informações do serviço ao solicitante |
Entradas |
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Procedimento | 4.1 Encerrar o chamado comunicando o solicitante. |
Saídas |
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Atividade: | 5. Verificar recursos ociosos ou subutilizados |
Entradas |
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Procedimento | 5.1 Pesquisar no recurso de infraestrutura por serviços que estão ociosos ou estão sendo subutilizados. 5.2 Informar no Ticket qual recurso pode ser realocado ou redimensionado, registrando-se a RDM para poder fazer a modificação desejada, ou informar que não há recursos disponíveis. |
Saídas |
|
Atividade: | 6. Coletar informações |
Entradas |
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Procedimento | 6.1 Coletar informações sobre todos os recursos que seriam necessários para atender a demanda; 6.2 Coletar as especificações dos recursos que seriam necessários para atender a demanda; 6.3 Indicar os gestores e responsáveis técnicos pelos recursos. |
Saídas |
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Atividade: | 7. Registrar Chamado |
Entradas |
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Procedimento | 7.1 Equipe responsável pelo equipamento de infraestrutura levanta informações sobre o equipamento com Prazo de Garantia ou Vida Útil próximo a espirar; 7.2 Equipe especifica os recursos necessários; 7.3 Equipe registra chamado com as informações levantadas; 7.4 Equipe encaminha o chamado ao Coordenador de Infraestrutura. |
Saídas |
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Atividade: | 8. Registrar Requisição de Serviço de Infraestrutura de TIC |
Entradas |
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Procedimento | 8.1 Sistema de monitoramento registra chamado com as informações que acionaram os gatilhos sobre limite da capacidade ou baixa disponibilidade. |
Saídas |
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Atividade: | 9. Analisa e Encaminha para Aquisição |
Entradas |
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Procedimento | 9.1 Analisa os dados apresentados e verifica a completude das informações; 9.2 Encaminha como demanda para a DEGOV, para que seja processado pelo processo de gerenciamento de demandas, objetivando se tornar um projeto de aquisição. |
Saídas |
|
4.5 CONTROLE DO PROCESSO
ID | 1 |
Processo | Gerenciamento da Capacidade e Disponibilidade da Infraestrutura de TIC |
Dono do Processo | Coordenação de Infraestrutura de TIC |
Indicador | Número de Recursos de TIC Monitorado |
Justificativa | Conhecer o percentual de atendimento das demandas de TIC |
Periodicidade | Semestral |
Intervalo | Semestral |
Regra de Cálculo | Quantidade de Recursos de infraestrutura Monitorados / Quantidade de Recursos de Infraestrutura Existentes |
Meta | >= 90% |
Origem dos dados | Zabbix Nagios Cisco Prime Vmware Storage Banco de dados |
Responsável pela coleta | Coordenação de Infraestrutura de TIC |
Gerente do Processo | Coordenação de Infraestrutura de TIC |
ID | 2 |
Processo | Gerenciamento da Capacidade e Disponibilidade da Infraestrutura de TIC |
Dono do Processo | Coordenação de Infraestrutura de TIC |
Indicador | Disponibilidade dos Recursos de Infraestrutura de TIC |
Justificativa | Conhecer o percentual de atendimento das demandas |
Periodicidade | Anual |
Intervalo | Anual |
Regra de Cálculo | D = ( (TS - DT)/DS) )*100 TS = Tempo de Serviço Acordado; DT = Downtime do Serviço. |
Meta | >= 90% |
Origem dos dados | Zabbix Nagios Cisco Prime Vmware Storage Banco de dados |
Responsável pela coleta | Coordenação de Infraestrutura de TIC |
Gerente do Processo | Coordenação de Infraestrutura de TIC |
ID | 3 |
Processo | Gerenciamento da Capacidade e Disponibilidade da Infraestrutura de TIC |
Dono do Processo | Coordenação de Infraestrutura de TIC |
Indicador | Evolução do uso dos Recursos de Infraestrutura de TIC |
Justificativa | Conhecer a evolução dos Recursos de Infraestrutura de TIC |
Periodicidade | Trimestral |
Intervalo | Trimestral |
Regra de Cálculo | Capacidade utilizada na data da medição / Capacidade utilizada na data da última medição |
Meta | >= 90% |
Origem dos dados | Zabbix Nagios Cisco Prime Vmware Storage Banco de dados |
Responsável pela coleta | Coordenação de Infraestrutura de TIC |
Gerente do Processo | Coordenação de Infraestrutura de TIC |
5. REGRAS E DIRETRIZES
-Toda solicitação para criação, modificação ou extinção de recurso de infraestrutura de TIC direcionada à Coordenação de Infraestrutura de TIC deve ser realizada por meio do Sistema de Gerenciamento de Serviços;
-A solicitação, criação ou modificação de recursos de infraestrutura de TIC deve conter elementos que permitam o analista entender a solicitação e alocar a infraestrutura adequada para atender a requisição.
6. PLANO DE CAPACIDADE E DISPONIBILIDADE DE INFRAESTRUTURA DE TIC
Após a instituição do processo a Coordenação de Infraestrutura de TIC deve elaborar e apresentar um plano de gerenciamento da capacidade e disponibilidade dos recursos de infraestrutura de TIC. Devem conter no plano os seguintes itens:
-Identificação dos Recursos de Infraestrutura de TIC que serão cobertos pelo Plano;
-Identificação dos sistemas que serão utilizados para monitoramento de cada recurso de Infraestrutura de TIC;
-Identificação dos parâmetros de normalidade e anormalidade (limite prudencial e emergencial) para cada recurso de infraestrutura de TIC.
Documento assinado eletronicamente por José Ribamar Oliveira, Presidente, em 05/05/2021, às 17:46, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006. |
A autenticidade do documento pode ser conferida no site http://sei.tjpi.jus.br/verificar.php informando o código verificador 2372576 e o código CRC 25B25DE6. |
21.0.000024185-4 | 2372576v4 |