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Processo de Gerenciamento da Capacidade e Disponibilidade de TIC

Base Legal

Timbre

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PIAUÍ

SECRETARIA DA PRESIDÊNCIA - SECPRE 

Pça Des. Edgard Nogueira s/n - Bairro Cabral - Centro Cívico - CEP 64000-830

Teresina - PI - www.tjpi.jus.br


Portaria (Presidência) Nº 1088/2021 - PJPI/TJPI/SECPRE, de 05 de maio de 2021

 

Dispõe sobre a instituição do Processo de Gerenciamento da Capacidade e Disponibilidade de TIC no Âmbito do Poder Judiciário do Estado do Piauí. 

 

O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PIAUÍ, no uso de suas atribuições legais e regimentais;

CONSIDERANDO a Resolução nº 370, de 28 de janeiro de 2021, do Conselho Nacional de Justiça, que institui a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTICJUD);

CONSIDERANDO a Tecnologia de Informação (TIC) como ferramenta indispensável à realização as funções institucionais do TJPI e como instrumento para viabilizar soluções que conduzam ao alcance dos objetivos estratégicos do Tribunal;

CONSIDERANDO o disposto nos itens 6.2.a, 6.2.b, 6.2.c, 6.2.d, 6.2.e e 6.2.f, do Levantamento iGovTIC-Jud-2020 do CNJ, referente à formalização e cumprimento do processo de Gerenciamento  da Central de Serviços TIC;

CONSIDERANDO as recomendações das boas práticas de gerenciamento de serviços de TIC, tais como a ABNT ISSO/IEC 20.000, COBIT 5.0 e ITIL 2011;

 

R E S O L V E:

 

Art. 1º Instituir o Processo de Gerenciamento de Capacidade e Disponibilidade da Infraestrutura de TIC do Poder Judiciário do Estado do Piauí, conforme Anexo Único desta portaria.

 

Art. 2º Os casos omissos serão resolvidos pelo Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.

 

Art. 3º Esta portaria entra em vigor na data da sua publicação.

 

REGISTRE-SE, PUBLIQUE-SE e CUMPRA-SE.

 

GABINETE DA PRESIDÊNCIA DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PIAUÍ, em Teresina, 5 de maio de 2021.

 

ANEXO ÚNICO

PROCESSO DE GERENCIAMENTO DA CAPACIDADE E DISPONIBILIDADE DE TIC

 

1. DEFINIÇÃO

 

Este processo é responsável por direcionar o gerenciamento da capacidade e disponibilidade dos recursos de infraestrutura de TIC, conforme Plano de Gerenciamento da Capacidade e Disponibilidade dos recursos. Estabelece ainda que toda requisição de consumo de recursos de infraestrutura de TIC deverá ser solicitada por meio do Sistema de Gerenciamento de Serviços.

 

2. ESCOPO

 

É aplicável a todas as requisições de consumo de recursos de infraestrutura de TIC oferecidos pela STIC (Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação).

 

3. DEFINIÇÕES

 

Chamado: Solicitação de serviço de TIC (demanda de TIC) registrada no Sistema de Gerenciamento de Serviços (SGS) por um solicitante ou pela Central de Serviços durante o atendimento de uma chamada telefônica.

Cliente/Usuário: Qualquer solicitante de serviços de TIC, interno ou externo ao TJPI.

Demanda: Qualquer solicitação de serviços e soluções de TIC.

Projeto: Projeto  é  um  esforço  temporário,  planejado,  executado  e  controlado  para  entregar  produtos,  serviços  ou resultados. Desenvolvido por etapas, com recursos limitados.

Requisição de Serviço: Tipo  de  demanda  de  TIC  caracterizada  por  ser  uma  prestação  de  serviço  padrão  e  que  não  decorre  de interrupção ou degradação da sua qualidade. Esse tipo de demanda é gerenciado pela Central de Serviços por meio do Processo de Cumprimento de Requisição.

Requisição de Serviço de Infraestrutura de TIC: Tipo  de  demanda  de  TIC  caracterizada  por  ser  uma  prestação  de  serviço  técnica,  que  pode  decorrer  da necessidade  de  se  criar/desativar  recursos  conforme  necessidade  e  demanda,  gerenciar  capacidade  e disponibilidade de infraestrutura baseada em eventos monitoráveis.

Serviço de TIC: Serviço fornecido por um provedor de serviço de TIC. Um serviço de TIC é composto de uma combinação de tecnologia da informação, pessoas e processos. Um serviço de TIC voltado para o cliente suporta diretamente os  processos  de  negócio  de  um  ou  mais  clientes  e  convém  que  as  suas  metas  de  nível  de  serviço  sejam definidas em um acordo de nível de serviço.

Sistema de Gerenciamento de Serviços (SGS): ferramenta de gestão dos serviços de TIC.

 

4. OBJETIVO

 

-Assegurar que a infraestrutura esteja funcionando dentro de suas capacidades planejadas;

-Assegurar que a infraestrutura esteja disponível conforme planejado;

-Assegurar os ativos de infraestrutura de TIC estejam sempre dentro dos sistemas de monitoramento;

-Assegurar que toda requisição por criação/modificação dos serviços de infraestrutura de TIC sejam desenvolvidas mediante uma requisição permitindo um melhor controle de todas as atividades;

-Assegurar que recursos ociosos ou subutilizados, sejam redimensionados de acordo com sua necessidade, garantindo melhor eficiência do uso dos recursos de infraestrutura de TIC;

-Assegurar que sempre que não for possível mais garantir a capacidade e a disponibilidade dos recursos de infraestrutura de TIC, a equipe responsável possa realocar ou redimensionar recursos, bem como solicitar novos recursos de infraestrutura de TIC.

 

4. DESCRIÇÃO DO PROCESSO

 

4.1 ENTRADA

 

A entrada desse processo é o chamado (ticket) registrado no Sistema de Gerenciamento de Serviços, por meio do processo de Requisição de Recurso de Infraestrutura de TIC.

 

4.2 SAÍDA

 

A saída deste processo é o chamado devidamente registrado, com todas informações necessárias para o analista responsável pelo recurso de infraestrutura de TIC atender à solicitação, ou chamado com informações de eventos de monitoramento em desacordo com o Plano de Capacidade e Disponibilidade dos Recursos de TIC, ou ainda, um encaminhamento de informações para o Processo de Gerenciamento de Demandas. O encaminhamento  para o  Processo  de  Gerenciamento  de  Demandas  tem  como  objetivo,  transformar  a  requisição  em  um  projeto  de aquisição  de  recurso  de  infraestrutura, que deverá ser incluído na priorização, orçamento e criação da documentação relativa a projeto de aquisição de infraestrutura.

 

4.3 VÍNCULOS COM PROCESSOS IMPLANTADOS OU PREVISTOS PARA IMPLANTAÇÃO NO TJPI

 

-Processo de Gerenciamento de Demandas;

-Modelo de Gerenciamento de Projetos;

-Metodologia de Desenvolvimento e Sustentação de Software.

 

4.4 FLUXOS DO PROCESSO

 

4.4.1 FLUXO DE GERENCIAMENTO DA CAPACIDADE E DISPONIBILIDADE DE INFRAESTRUTURA DE TIC

 

 

4.4.2 TABELA RACI DO GERENCIAMENTO DE CAPACIDADE E DISPONIBILIDADE DOS RECURSOS DE INFRAESTRUTURA DE TIC

 

 

Atividade/Funções

Coordenação de Infraestrutura

Secretaria de TIC

1

Analisar solicitação e verificar a capacidade atual

R/A

-

2

Implementar solicitação

R/A

-

3

Implementar modificações no sistema de Monitoramento

R/A

-

4

Comunicar as informações do serviço ao solicitante

R/A

-

5

Verificar recursos ociosos ou subutilizados

R/A

-

6

Coletar informações

R/A

-

7

Registrar chamado de Demanda

R/A

-

8

Registrar Requisição de Serviço de Infraestrutura de TIC

R/A

-

9

Analisa e Encaminha para Aquisição

-

R/A

Legenda tabela RACI:

  • R: Responsável por executar uma atividade (o executor);
  • A: Autoridade, quem deve responder pela atividade, o dono (apenas uma autoridade pode ser atribuída por atividade);
  • C: Consultado, quem deve ser consultado e participar da decisão ou atividade no momento que for executada;
  • I: Informado, quem deve receber a informação de que uma atividade foi executada.

 

4.4.3 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

 

Atividade:

1. Analisar solicitação e verificar capacidade atual

Entradas

  • Requisição de Serviço de Infraestrutura de TIC

Procedimento

1.1 Analisar a completude das seguintes informações:

1.1.1 Capacidade necessária;

1.1.2 Disponibilidade necessária;

1.1.3 Requisitos de segurança se houver;

1.1.4 Requisitos de continuidade se houver

1.2 Verificar a disponibilidade de recurso de infraestrutura de tic de acordo com os requisitos solicitados;

1.3Informar sobre a possibilidade de atender a demanda.

Saídas

  • Ticket com informação que há disponibilidade de recursos para atender a demanda;

  • Ticket com informação que não há disponibilidade de recursos para atender a demanda no momento, mas que será feita varredura por recurso ociosos ou subutilizados, para que possa ocorrer a realocação do recurso.

 

Atividade:

2. Implementar solicitação

Entradas

  • Ticket com informação que há disponibilidade de recursos para atender a demanda;

Procedimento

2.1 Implementação da solicitação na infraestrutura de TIC;

2.2 Informar no Ticket sobre a conclusão das atividades, com todas informações sobre o recurso criado, salvo em caso de dados sensíveis a segurança.

Saídas

  • Ticket com informação sobre a conclusão das atividades, com todas informações sobre o recurso criado, salvo em caso de dados sensíveis a segurança.

 

Atividade:

3. Implementar modificações no sistema de Monitoramento

Entradas

  • Ticket com informação sobre a conclusão das atividades, com todas informações sobre o recurso criado, salvo em caso de dados sensíveis a segurança.

Procedimento

3.1 Inclusão do serviço no sistema de monitoramento adequado.

3.2 Informar no Ticket sobre a inclusão do serviço no sistema de monitoramento, bem como os dados para monitoramento.

Saídas

  • Ticket com informação do serviço no sistema de monitoramento, bem como os dados para monitoramento.

 

Atividade:

4. Comunicar as informações do serviço ao solicitante

Entradas

  • Ticket com informação do serviço no sistema de monitoramento, bem como os dados para monitoramento.

Procedimento

4.1 Encerrar o chamado comunicando o solicitante.

Saídas

  • Ticket encerrado.

 

Atividade:

5. Verificar recursos ociosos ou subutilizados

Entradas

  • Ticket com informação que não há disponibilidade de recursos para atender a demanda no momento, mas que será feita varredura por recurso ociosos ou subutilizados, para que possa ocorrer a realocação do recurso.

Procedimento

5.1 Pesquisar no recurso de infraestrutura por serviços que estão ociosos ou estão sendo subutilizados.

5.2 Informar no Ticket qual recurso pode ser realocado ou redimensionado, registrando-se a RDM para poder fazer a modificação desejada, ou informar que não há recursos disponíveis.

Saídas

  • Ticket com informação sobre recurso de infraestrutura que pode ser realocado ou redimensionado, bem como associado a RDM que solicita autorização para realizar a mudança;

  • Ticket com informação que não há recursos disponíveis;

 

Atividade:

6. Coletar informações

Entradas

  • Ticket com informação que não há recursos disponíveis;

Procedimento

6.1 Coletar informações sobre todos os recursos que seriam necessários para atender a demanda;

6.2 Coletar as especificações dos recursos que seriam necessários para atender a demanda;

6.3 Indicar os gestores e responsáveis técnicos pelos recursos.

Saídas

  • Ticket com informações sobre os recursos necessários para atender a demanda, a especificação desses e informando os gestores e responsáveis técnicos dos recursos.

 

Atividade:

7. Registrar Chamado

Entradas

  • Informações sobre Prazo de Garantia ou Prazo de Vida Útil próximo de espirar.

Procedimento

7.1 Equipe responsável pelo equipamento de infraestrutura levanta informações sobre o equipamento com Prazo de Garantia ou Vida Útil próximo a espirar;

7.2 Equipe especifica os recursos necessários;

7.3 Equipe registra chamado com as informações levantadas;

7.4 Equipe encaminha o chamado ao Coordenador de Infraestrutura.

Saídas

  • Ticket registrado com informações sobre os recursos de infraestrutura de TIC que precisam ser adquiridos;

 

Atividade:

8. Registrar Requisição de Serviço de Infraestrutura de TIC

Entradas

  • Informações do monitoramento de capacidade ou disponibilidade dos recursos de infraestrutura de TIC.

Procedimento

8.1 Sistema de monitoramento registra chamado com as informações que acionaram os gatilhos sobre limite da capacidade ou baixa disponibilidade.

Saídas

  • Ticket com informação que acionou o gatilho sobre limite da capacidade ou baixa disponibilidade.

 

Atividade:

9. Analisa e Encaminha para Aquisição

Entradas

  • Ticket com informação que não há recursos disponíveis;

  • Ticket registrado com informações sobre os recursos de infraestrutura de TIC que precisam ser adquiridos;

Procedimento

9.1 Analisa os dados apresentados e verifica a completude das informações;

9.2 Encaminha como demanda para a DEGOV, para que seja processado pelo processo de gerenciamento de demandas, objetivando se tornar um projeto de aquisição.

Saídas

  • Ticket de demanda com informações sobre a solução necessária.

 

4.5 CONTROLE DO PROCESSO

 

ID

1

Processo

Gerenciamento da Capacidade e Disponibilidade da Infraestrutura de TIC

Dono do Processo

Coordenação de Infraestrutura de TIC

Indicador

Número de Recursos de TIC Monitorado

Justificativa

Conhecer o percentual de atendimento das demandas de TIC

Periodicidade

Semestral

Intervalo

Semestral

Regra de Cálculo

Quantidade de Recursos de infraestrutura Monitorados / Quantidade de Recursos de Infraestrutura Existentes

Meta

>= 90%

Origem dos dados

Zabbix

Nagios

Cisco Prime

Vmware

Storage

Banco de dados

Responsável pela coleta

Coordenação de Infraestrutura de TIC

Gerente do Processo

Coordenação de Infraestrutura de TIC

 

ID

2

Processo

Gerenciamento da Capacidade e Disponibilidade da Infraestrutura de TIC

Dono do Processo

Coordenação de Infraestrutura de TIC

Indicador

Disponibilidade dos Recursos de Infraestrutura de TIC

Justificativa

Conhecer o percentual de atendimento das demandas

Periodicidade

Anual

Intervalo

Anual

Regra de Cálculo

D = ( (TS - DT)/DS) )*100

TS = Tempo de Serviço Acordado;

DT = Downtime do Serviço.

Meta

>= 90%

Origem dos dados

Zabbix

Nagios

Cisco Prime

Vmware

Storage

Banco de dados

Responsável pela coleta

Coordenação de Infraestrutura de TIC

Gerente do Processo

Coordenação de Infraestrutura de TIC

 

ID

3

Processo

Gerenciamento da Capacidade e Disponibilidade da Infraestrutura de TIC

Dono do Processo

Coordenação de Infraestrutura de TIC

Indicador

Evolução do uso dos Recursos de Infraestrutura de TIC

Justificativa

Conhecer a evolução dos Recursos de Infraestrutura de TIC

Periodicidade

Trimestral

Intervalo

Trimestral

Regra de Cálculo

Capacidade utilizada na data da medição / Capacidade utilizada na data da última medição

Meta

>= 90%

Origem dos dados

Zabbix

Nagios

Cisco Prime

Vmware

Storage

Banco de dados

Responsável pela coleta

Coordenação de Infraestrutura de TIC

Gerente do Processo

Coordenação de Infraestrutura de TIC

 

5. REGRAS E DIRETRIZES

 

-Toda solicitação para criação, modificação ou extinção de recurso de infraestrutura de TIC direcionada à Coordenação de Infraestrutura de TIC deve ser realizada por meio do Sistema de Gerenciamento de Serviços;

-A solicitação, criação ou modificação de recursos de infraestrutura de TIC deve conter elementos que permitam o analista entender a solicitação e alocar a infraestrutura adequada para atender a requisição.

 

6. PLANO DE CAPACIDADE E DISPONIBILIDADE DE INFRAESTRUTURA DE TIC

 

Após a instituição do processo a Coordenação de Infraestrutura de TIC deve elaborar e apresentar um plano de gerenciamento da capacidade e disponibilidade dos recursos de infraestrutura de TIC. Devem conter no plano os seguintes itens:

-Identificação dos Recursos de Infraestrutura de TIC que serão cobertos pelo Plano;

-Identificação dos sistemas que serão utilizados para monitoramento de cada recurso de Infraestrutura de TIC;

-Identificação dos parâmetros de normalidade e anormalidade (limite prudencial e emergencial) para cada recurso de infraestrutura de TIC.

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por José Ribamar Oliveira, Presidente, em 05/05/2021, às 17:46, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


QRCode Assinatura

A autenticidade do documento pode ser conferida no site http://sei.tjpi.jus.br/verificar.php informando o código verificador 2372576 e o código CRC 25B25DE6.



 


21.0.000024185-42372576v4