Proposta de Lei Orçamentária Anual 2020
Comissão para Elaboração do Orçamento do Poder Judiciário do Estado do Piauí
Desembargadores
Des.
Hilo de Almeida Sousa – Corregedor-Geral da Justiça - Presidente
da Comissão de Orçamento
Des. Haroldo Oliveira Rehem -
Vice-Presidente do TJ/PI
Des. Oton Mário José Lustosa Torres –
Vice Corregedor Geral de Justiça
Des. Fernando Lopes e Silva Neto – Diretor-Geral da EJUD/PI.
Juiz Auxiliar da Presidência
João Gabriel Furtado Baptista
Juiz Auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça
Manoel de Sousa Dourado
Presidente da Associação dos Magistrados Piauienses – AMAPI
Thiago Brandão de Almeida
Secretário Geral do Tribunal de Justiça
José Wilson Ferreira de Araújo Júnior
Secretária de Administração e Pessoal – SEAD
Paulo Silvio Mourão Veras
Secretária de Planejamento e Gestão Estratégica
Sérgio Gonçalves de Miranda
Secretário de Orçamento e Finanças
Roosevelt dos Santos Figueiredo
Servidores do Poder Judiciário
Chandra
Marreiros Moreira Vasques – Superintendente do FERMOJUPI
Washington
Luiz Ribeiro Campos Neto – Coordenador de Execução
Orçamentária
Leonne Francisco Ribeiro Pires – Analista
Judiciário
Presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Piauí – SINDSJUS/PI
Carlos Eugênio de Sousa
Presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Piauí – SINDOJUS/PI
Mary Janne Gonçalves Nery Machado
Presidente da Associação dos Analistas Judiciários do Piauí – ANAJUS-PI
Ariovaldo Martins do Lago
Evolução da Receita Corrente Líquida do Estado do Piauí
Evolução do Orçamento – Órgão 040101 – Tribunal de Justiça (Fonte 100)
Resultado Primário do Estado (Valor Executado)
Despesas com Pessoal (valor executado) - TRIBUNAL
Passivos Administrativos - Despesas de Exercícios Anteriores ( crédito disponível)
Evolução Subsídio 11-I
Execução Orçamentária - UG 040101 - TJPI – 2018 (Consolidado)
Execução Orçamentária (Por Fonte) - TRIBUNAL DE JUSTIÇA - 040101 (2018)
Execução Orçamentária (Por Fonte) - TRIBUNAL DE JUSTIÇA - 040101 (ate junho 2019)
Previsão de Execução por Ação Orçamentária 2019- UG - 040101 -TJPI
Execução Orçamentária - UG 040101 - TJPI – 2019 (Consolidado)
Execução Orçamentária (Por Fonte) - FERMOJUPI - 2018
Execução Orçamentária (Por Fonte) - FERMOJUPI - 2019 (Até Junho2019)
Execução Orçamentária - EJUD - 2018 - Consolidado
Execução Orçamentária - EJUD – 2019 - Consolidado
Execução Orçamentária (Categoria Econômica) - EJUD - 2018
Execução Orçamentária (Categoria Econômica) - EJUD - 2019 (Até junho/2019)
Execução Orçamentária - CORREGEDORIA - 2018 - Consolidado
Execução Orçamentária (Por Fonte) - CORREGEDORIA - 2018
Execução Orçamentária - CORREGEDORIA - (até Junho/2019) - Consolidado
Execução Orçamentária (Por Fonte) - CORREGEDORIA - (até junho/2019)
Execução Orçamentária (Por Fonte) - VICE CORREGEDORIA - (até junho/2019)
Resultado Primário do Poder Judiciário do Piauí
Tabela Parâmetros Macroeconômicos
PIB Crescimento Real | 2,50% |
PIB do Estado | R$ 46.742.981.000,00 |
Inflação IPCA | 4,00% |
Tabela Evolução da Receita Corrente Líquida do Estado do Piauí
Ano | Valor R$ | Variação |
---|---|---|
2011 | R$ 5.050.100.633,46 | % |
2012 | R$ 5.575.468.120,71 | 10,40% |
2013 | R$ 5.785.043.666,12 | 3,76% |
2014 | R$ 6.201.506.914,05 | 7,20% |
2015 | R$ 6.600.087.436,00 | 6,43% |
2016 | R$ 7.578.979.585,52 | 14,83% |
2017 | R$ 8.005.700.615,63 | 5,63% |
2018 | R$ 8.633.503.898,16 | 7,84% |
2019 (PREVISÃO) | R$ 8.406.004.816,00 | -2,64% |
Tabela Evolução do Orçamento – Órgão 0400 – Tribunal de Justiça (Fonte 100)
Ano | Valor R$ | Variação |
---|---|---|
2011 | R$ 250.730.000,00 | % |
2012 | R$ 286.286.261,00 | 14,18% |
2013 | R$ 319.217.791,00 | 11,50% |
2014 | R$ 365.867.044,00 | 14,61% |
2015 | R$ 441.763.014,00 | 20,74% |
2016 | R$ 484.614.026,00 | 9,70% |
2017 | R$ 520.280.618,00 | 7,36% |
2018 | R$ 543.694.291,00 | 4,50% |
2019 | R$ 568.160.534,00 | 4,50% |
Tabela Resultado Primário do Estado do Piauí (até Junho/2018)
Previsão/Dotação Atualizada 2019 | Receitas/Despesas Realizadas Até Junho/2019 | Demonstrativo Resultado Primário – 2018 | |
---|---|---|---|
Receitas Primárias Correntes | R$ 8.711.272.659,00 | R$ 4.810.430.534,12 | R$ 9.029.562.548,91 |
Receitas Primárias Capital | R$ 245.313.892,00 | R$ 23.327.870,82 | R$ 73.565.428,63 |
TOTAL DAS RECEITAS PRIMÁRIAS | R$ 8.956.586.551,00 | R$ 4.833.758.404,94 | R$ 9.103.127.977,54 |
Despesas Primárias Correntes | R$ 9.411.012.667,00 | R$ 4.141.659.605,68 | R$ 8.430.055.218,08 |
Despesas Primárias Capital | R$ 1.558.069.506,00 | R$ 212.052.268,46 | R$ 812.565.150,09 |
Reserva de Contigência | R$ 10.296.492,00 | R$ 0,00 | R$ 0,00 |
Reserva de RPPS | R$ 0,00 | R$ 0,00 | R$ 0,00 |
TOTAL DAS DESPESAS PRIMÁRIAS | R$ 10.979.378.665,00 | R$ 4.353.711.874,14 | R$ 9.242.620.368,17 |
RESULTADO PRIMÁRIO | -R$ 2.022.792.114,00 | R$ 480.046.530,80 | -R$ 139.492.390,63 |
Tabela Despesas Primárias do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí
Fonte | Dotação Inicial | Suplementação | Dotação Atualizada | |
---|---|---|---|---|
Receitas Primárias Correntes | 100 | R$ 543.694.291,00 | R$ 4.343.883,00 | R$ 548.038.174,00 |
110** | R$ 150.000,00 | R$ 0,00 | R$ 150.000,00 | |
117* | R$ 188.000,00 | R$ 0,00 | R$ 188.000,00 | |
118 | R$ 65.000.000,00 | R$ 35.650.000,00 | R$ 100.650.000,00 | |
Receitas Primárias Capital | 100 | R$ 0,00 | R$ 0,00 | R$ 0,00 |
110** | R$ 0,00 | R$ 0,00 | R$ 0,00 | |
117* | R$ 0,00 | R$ 0,00 | R$ 0,00 | |
118 | R$ 0,00 | R$ 0,00 | R$ 0,00 | |
Total das Receitas Primárias | R$ 609.032.291,00 | R$ 39.993.883,00 | R$ 649.026.174,00 | |
Despesas Primárias Correntes | 100 | R$ 543.559.291,00 | R$ 4.213.883,00 | R$ 547.773.174,00 |
110** | R$ 145.500,00 | R$ 0,00 | R$ 145.500,00 | |
117* | R$ 71.000,00 | R$ 0,00 | R$ 71.000,00 | |
118 | R$ 50.038.000,00 | R$ 16.490.000,00 | R$ 66.528.000,00 | |
Despesas Primárias Capital | 100 | R$ 135.000,00 | R$ 130.000,00 | R$ 265.000,00 |
110** | R$ 4.500,00 | R$ 0,00 | R$ 4.500,00 | |
117* | R$ 117.000,00 | R$ 0,00 | R$ 117.000,00 | |
118 | R$ 14.962.000,00 | R$ 19.160.000,00 | R$ 34.122.000,00 | |
Total Despesas Primárias | R$ 609.032.291,00 | R$ 39.993.883,00 | R$ 649.026.174,00 | |
Resultado Primário | R$ 0,00 | R$ 0,00 | R$ 0,00 |
Tabela Despesas Primárias do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí
Fonte | Dotação Inicial | Suplementação | Dotação Atualizada | |
---|---|---|---|---|
Receitas Primárias Correntes | 100 | R$ 568.160.534,00 | R$ 3.000.000,00 | R$ 571.160.534,00 |
110** | R$ 150.000,00 | R$ 0,00 | R$ 150.000,00 | |
117* | R$ 0,00 | R$ 0,00 | R$ 0,00 | |
118 | R$ 80.018.032,00 | R$ 37.927.000,00 | R$ 117.945.032,00 | |
Receitas Primárias Capital | 100 | R$ 0,00 | R$ 0,00 | R$ 0,00 |
110** | R$ 0,00 | R$ 0,00 | R$ 0,00 | |
117* | R$ 0,00 | R$ 0,00 | R$ 0,00 | |
118 | R$ 0,00 | R$ 0,00 | R$ 0,00 | |
Total das Receitas Primárias | R$ 648.328.566,00 | R$ 40.927.000,00 | R$ 689.255.566,00 | |
Despesas Primárias Correntes | 100 | R$ 567.735.534,00 | R$ 3.000.000,00 | R$ 570.735.534,00 |
110** | R$ 145.500,00 | R$ 0,00 | R$ 145.500,00 | |
117* | R$ 0,00 | R$ 0,00 | R$ 0,00 | |
118 | R$ 64.543.000,00 | -R$ 170.000,00 | R$ 64.373.000,00 | |
Despesas Primárias Capital | 100 | R$ 425.000,00 | R$ 0,00 | R$ 425.000,00 |
110** | R$ 4.500,00 | R$ 0,00 | R$ 4.500,00 | |
117* | R$ 0,00 | R$ 0,00 | R$ 0,00 | |
118 | R$ 15.475.032,00 | R$ 38.097.000,00 | R$ 53.572.032,00 | |
Total Despesas Primárias | R$ 648.328.566,00 | R$ 40.927.000,00 | R$ 689.255.566,00 | |
Resultado Primário | R$ 0,00 | R$ 0,00 | R$ 0,00 |
Tabela Fontes de Recursos do Estado
Código | Fonte |
---|---|
0 | Recursos do Tesouro Estadual |
10 | Recursos de Convênios |
11 | Cota-Parte do Estado na Receita da CIDE |
13 | Recursos do SUS |
14 | Recursos do FNDE |
15 | Recursos do FUNDEB |
16 | Operações de Crédito Internas |
17 | Operações de Crédito Externas |
18 | Recursos dos Fundos Especiais |
19 | Recursos do Fundo de Previdência |
20 | Recursos do FECOP |
21 | Recursos do Fundo Integrado de Bens, Direitos e Ativos da Previdência |
22 | Recursos do IASPI SAÚDE e do PLAMTA |
Tabela ANEXO de METAS FISCAIS – METAS ANUAIS – 2020
Especificação | 2020 | 2021 | 2022 | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Valor Corrente (a) | Valor Constante | % PIB (a/PIB) x 100 | Valor Corrente (a) | Valor Constante | % PIB (a/PIB) x 100 | Valor Corrente (a) | Valor Constante | % PIB (a/PIB) x 100 | |
Receita Total | R$ 12.216.444,00 | R$ 11.774.885,00 | 24,88 | R$ 12.216.444,00 | R$ 11.774.885,00 | 24,88 | R$ 12.216.444,00 | R$ 11.774.885,00 | 24,88 |
Receitas Primárias (I) | R$ 11.719.413,00 | R$ 11.295.820,00 | 23,86 | R$ 11.719.413,00 | R$ 11.295.820,00 | 23,86 | R$ 11.719.413,00 | R$ 11.295.820,00 | 23,86 |
Despesa Total | R$ 12.216.444,00 | R$ 11.774.885,00 | 24,88 | R$ 12.216.444,00 | R$ 11.774.885,00 | 24,88 | R$ 12.216.444,00 | R$ 11.774.885,00 | 24,88 |
Despesas Primárias (II) | R$ 11.601.239,00 | R$ 11.181.917,00 | 23,62 | R$ 11.601.239,00 | R$ 11.181.917,00 | 23,62 | R$ 11.601.239,00 | R$ 11.181.917,00 | 23,62 |
Resultado Primário (III) = (I – II) | R$ 118.174,00 | R$ 113.903,00 | 0,24 | R$ 118.174,00 | R$ 113.903,00 | 0,24 | R$ 118.174,00 | R$ 113.903,00 | 0,24 |
Resultado Nominal | R$ 400.865,00 | R$ 386.376,00 | 0,82 | R$ 400.865,00 | R$ 386.376,00 | 0,82 | R$ 400.865,00 | R$ 386.376,00 | 0,82 |
Dívida Pública Consolidada | R$ 5.108.933,00 | R$ 4.924.273,00 | 10,4 | R$ 5.108.933,00 | R$ 4.924.273,00 | 10,4 | R$ 5.108.933,00 | R$ 4.924.273,00 | 10,4 |
Dívida Consolidada Líquida | R$ 3.685.866,00 | R$ 3.552.642,00 | 7,51 | R$ 3.685.866,00 | R$ 3.552.642,00 | 7,51 | R$ 3.685.866,00 | R$ 3.552.642,00 | 7,51 |
Tabela Projeção das Metas Fiscais para 2020
Especificação | Valor Corrente (a) | Valor Constante | % PIB (a/PIB) x 100 |
---|---|---|---|
Receita Total | R$ 11.826.047,00 | R$ 11.370.106,00 | 20,73 |
Receitas Primárias (I) | R$ 10.798.549,00 | R$ 10.382.222,00 | 18,86 |
Despesa Total | R$ 11.826.047,00 | R$ 11.370.106,00 | 20,73 |
Despesas Primárias (II) | R$ 11.129.907,00 | R$ 10.700.805,00 | 19,42 |
Resultado Primário (III) = (I – II) | -R$ 331.358,00 | -R$ 318.583,00 | -0,71 |
Resultado Nominal | -R$ 942.709,00 | -R$ 906.364,00 | -2,08 |
Dívida Pública Consolidada | R$ 6.463.010,00 | R$ 6.213.835,00 | 13,69 |
Dívida Consolidada Líquida | R$ 4.613.010,00 | R$ 4.435.160,00 | 10,75 |
Tabela Comparativo do Déficit 2019 e 2020
2019 | 2020 | % | |
---|---|---|---|
Receita Total | R$ 10.956.106,00 | R$ 11.826.047,00 | 7,94% |
Receitas Primárias (I) | R$ 9.846.597,00 | R$ 10.798.549,00 | 9,67% |
Despesa Total | R$ 10.956.106,00 | R$ 11.826.047,00 | 7,94% |
Despesas Primárias (II) | R$ 10.289.911,00 | R$ 11.129.907,00 | 8,16% |
Resultado Primário (III) = (I – II) | -R$ 454.532,00 | -R$ 331.358,00 | -27,10% |
Resultado Nominal | -R$ 975.543,00 | -R$ 942.709,00 | -3,37% |
Dívida Pública Consolidada | R$ 6.881.542,00 | R$ 6.463.010,00 | -6,08% |
Dívida Consolidada Líquida | R$ 5.331.542,00 | R$ 4.613.010,00 | -13,48% |
Tabela Evolução do FPE e ICMS
Ano | FPE | % | ICMS | % |
---|---|---|---|---|
2011 | R$ 2.596.631.623,00 | – | R$ 2.072.810.346,00 | – |
2012 | R$ 2.677.349.612,00 | 14,65% | R$ 2.376.413.736,00 | 14,65% |
2013 | R$ 2.879.357.913,00 | 11,88% | R$ 2.658.793.241,00 | 11,88% |
2014 | R$ 3.137.669.035,00 | 10,37% | R$ 2.934.428.090,00 | 10,37% |
2015 | R$ 3.300.777.033,00 | 8,92% | R$ 3.196.176.068,00 | 8,92% |
2016 | R$ 3.772.743.801,00 | 6,59% | R$ 3.406.923.557,00 | 6,59% |
2017 | R$ 3.596.026.514,00 | 11,01% | R$ 3.781.896.453,00 | 11,01% |
2018 | R$ 3.859.293.087,00 | 17,73% | R$ 4.452.474.237,00 | 17,73% |
Tabela Histórico do GASTO de DESPESA COM PESSOAL
Poderes | 2018 | % em Rel. à RCL | 2017 | % em Rel. à RCL | LRF % |
---|---|---|---|---|---|
Executivo | R$ 4.187.088.654,00 | 47,74% | R$ 3.818.728.199,00 | 47,74% | 49% |
Judiciário | R$ 388.751.470,00 | 4,75% | R$ 380.319.370,00 | 4,75% | 6% |
Legislativo | R$ 199.541.435,00 | 2,6% | R$ 207.022.231,00 | 2,6% | 3% |
Ministério Público | R$ 133.674.901,00 | 1,64% | R$ 130.900.423,00 | 1,64% | 2% |
Total | R$ 4.909.056.460,00 | 56,73% | R$ 4.536.970.223,00 | 56,73% | 60% |
RCL | R$ 7.999.757.940,00 | R$ 7.578.979.586,00 |
Tabela Proposta de Ações Estratégicas Exercício 2020 – TJPI
PROGRAMA | OBJETIVOS | DIRETRIZES |
---|---|---|
JUSTIÇA E CIDADANIA | 1. Tornar o sistema judiciário mais moderno, efetivo e democrático, com ênfase na garantia do direito ao acesso à justiça; | 1. Aumentar da produtividade através da virtualização dos processos judiciais e com o uso de ferramentas tecnológicas; |
2. Ampliar e incentivar a prática da conciliação e da mediação como instrumentos relevantes de pacificação social na resolução de conflitos; | 2. Ampliar a utilização da mediação e da conciliação por meio do reforço do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos; | |
3. Fortalecer a rede de proteção e enfrentamento à violência familiar e doméstica contra as mulheres; | 3. Implantar a Política Nacional de enfrentamento à violência contra as mulheres, através da capacitação, orientação e fornecimento dos recursos necessários às atividades de proteção neste âmbito; | |
4. Aperfeiçoar a gestão de pessoas visando melhorar a prestação de serviços à sociedade; | 4. Promover as ações previstas no Plano de Gestão de Pessoas através da implementação da Política Nacional de Gestão de Pessoas no âmbito do Poder Judiciário, valorizando e capacitando servidores e magistrados. | |
5. Garantir o apoio às atividades judiciais, extrajudiciais e administrativas com observância dos critérios de economia e sustentabilidade, contribuindo para o melhor funcionamento da justiça em benefício da sociedade; | 5. Intensificar a fiscalização das serventias extrajudiciais com a modernização de sistemas de acompanhamento e monitoramento; | |
6. Garantir a infraestrutura apropriada às atividades judiciais, extrajudiciais e administrativas contribuindo para a eficiência e a qualidade dos serviços prestados à sociedade. | 6. Promover o uso sustentável de recursos naturais e bens públicos, bem como, reduzir o impacto das atividades do órgão no meio ambiente, racionalizando métodos de trabalho e agregando práticas sustentáveis. | |
7. Aplicar nos métodos de trabalho ferramentas de inteligência artificial, prover serviços e soluções tecnológicas através da consolidação das estratégias de TI previstas no PETIC. | ||
8. Executar o Plano de Obras do TJPI mediante melhorias e expansão na infraestrutura imobiliária. |